Não raramente ouvimos falar do Ego como algo que nos distrai da essência, da nossa verdade. O Ego é apontado como o culpado dos nossos maiores disparates, distrações e sombras. Vivemos a acreditar que o ego é um trapaceiro uma má companhia a evitar.
Mas o Ego é muito mais do que isto.
O Ego corresponde á nossa natureza externa, à segunda metade do nosso self, do outro lado acompanhado pela voz. Ego e voz são como duas faces da mesma moeda: self interno e self externo. Voz, essência, verdade, eternidade de um lado, do outro personalidade, projeção do Ser.
A Voz precisa do Ego, o Ego precisa da Voz.
É através da Voz que o Ego se alinha com a Essência e é através do Ego que a Voz se expressa.
Juntos permitem-nos viver esta experiência humana, acrescentando-a através da mensagem única que nos move para continuarmos a ir mais longe.
Imagina uma laranja como esta:

Esta laranja és tu. Um ser único que quando embarca na jornada humana se divide em dois: A pele da laranja – o Self Exterior ou Ego. O interior da laranja, Self Interior ou Voz.
O self Exterior é aquele que quer ser visto, escutado, reconhecido. É aquele que quando estás mais distraída(o) se move no sentido oposto à outra metade da laranja e tende a identificar-se com o que não é, com o que existe fora de si. Com o status, com o futuro, poder, reconhecimento. Então temos alguém que por se Identificar com o Fora se esquece do que é Dentro.
Quando se move para o centro, movimenta-se de encontro ao interior da Laranja, O Self Interior ou a Voz. E aqui é impossível quantificar a dimensão do que é a Voz, do que ela tem para nos trazer. A Voz é um universo infinito de conhecimento e Verdade. É um canal previligiado à Inocência, à Pureza e à Intemporalidade. A Voz Sabe que Sabe.A nossa Jornada é a de conseguirmos alinhar estas duas dimensões da Laranja : a Casca – o Ego -, a Goma – A Voz. Quando comunicamos só a partir da Casca estamos a viver um movimento Descêntrico da Voz. Falamos de Fora e para Fora. Quando comunicamos a partir da Goma, estamos num movimento Concêntrico da Voz e estamos alinhados com a nossa Essência.
É a consciência deste movimento que me parece fundamental para quem quer desenvolver uma Marca Pessoal íntegra. Em que movimento se encaixa neste momento a tua Comunicação? Quando estes dois elementos de uma mesma laranja estão juntos e se tocam, por vezes por pequenos trechos de tempo, temos acesso a uma profunda consciência do nosso verdadeiro Eu e do que ele tem para dizer. Nesses momentos dão-se as nossas explosões, os nossos saltos quânticos. É nesse encontro que acontece a verdadeira transformação e conseguimos entrar em verdadeiro estado de serviço.Nós precisamos do Ego como veículo da Voz, como canal de aprendizagem e de tradução e precisamos da Voz para que nunca nos esqueçamos do que verdadeiramente Somos. O Ego é o corpo da Voz. Aqui, no Agora, precisamos dele como veículo da Verdade que nos habita.
Quando atingimos esta compreensão profunda desta Dança entre Ego e Voz não existem limites Criativos para o que podemos expressar na nossa vida e na vida da nossa família, da nossa comunidade, nos nossos negócios e em tudo aquilo que fazemos.
Sabes qual o movimento da tua Voz? Como danças com o teu Ego?
Deixe uma resposta